
Faroeste Oriental
Partimos para o Cambójia.
Ferry | Koh samui – Donsak (1h30)
Autocarro | Donsak – Surat Thani (2h00)
Autocarro | Surat Thani -Bangkok (13h00)
Autocarro | Bangkok – Siem Reap (07h30)
Muitas horas em viagem, sem contar com os tempos de espera entre cada meio de transporte.
Neste percurso, ficou-me gravado na memória a travessia pela fronteira até chegar a Siem Reap, momento em que perdemos a Tailândia de vista e pisamos solo Cambojano.
Assim que entrámos no último autocarro, foi-nos entregue um crachá para pendurar ao peito e manter até cruzar a fronteira. (Este continha o número do autocarro e sem ele não poderíamos regressar ao seu interior).
Mesmo antes de chegarmos à fronteira, fizemos uma paragem onde nos ofereceram uma refeição e a hipótese de fazer o visto por um valor muito inferior ao que é pedido legalmente. Optámos por aguardar e fazê-lo à chegada do país. Estamos em Poipet, (fronteira Tailândia-Cambójia).
Quase obrigados a abandonar o autocarro, ordenam que atravessemos a fronteira a pé, levando connosco todos os valores pessoais.
Senti-me num filme. Um faroeste no Oriente. Somos abordamos constantemente. Crianças a chorarem por dinheiro, homens que querem fazer o nosso visto, risos e palavras que desconhecemos mas sentimos que vêm na nossa direcção.
Após dar saída do País (Tailândia) , voltamos a atravessar um mar agitado de gente, tentando perceber onde seria o local certo para então, fazer o visto de entrada no Cambójia.
Estamos legais? Ok !
Resta-nos respirar fundo e apreciar as paisagens … através destes olhos embaciados de cansaço.
#Lilipelosudesteasiatico