
Man With a Movie Camera (1929)
À data da publicação desta crítica, está a decorrer no cinema Nimas em Lisboa e no Teatro Municipal Campo Alegre no Porto o ciclo de cinema russo, do mudo à Perestroika, mais um grande ciclo que exibe em sala um brilhante catálogo que raramente temos oportunidade de ver. Nada melhor do que iniciar a secção de cinema do WebV com a crítica a Man With a Movie Camera de 1929, um dos primeiros marcos do cinema russo realizado por Dziga Vertov.
Apesar de nos primórdios do cinema mudo se terem filmado regularmente cenas do quotidiano, como a célebre chegada do comboio à cidade (L’arrivé d’Un Train à La Ciotat) exibida publicamente pelos irmãos Lumiére em 1896, o género documental nunca foi algo de verdadeiramente explorado, preferindo as produções, que na altura ainda não o eram, optar pelo cinema narrativo, encabeçadas por Le Voyage Dans la Lune (1902) e The Great Train Robbery (1903), e mais tarde fazendo uso dos inter-títulos para traduzir diálogos.